Governo anuncia início das obras do asfalto São José do Hortêncio - São Sebastião do Caí



O prefeito Clóvis Schaeffer e outras lideranças de São José do Hortêncio lutaram muito, foram persistentes, e conseguiram alcançar um grande objetivo. Um grande aliado foi o prefeito de Presidente Lucena, Baltasar Hansen.
Na manhã do último sábado, a comunidade de São José do Hortêncio festejou a inauguração da estrada asfaltada que liga Hortêncio a Presidente Lucena, Ivoti, Novo Hamburgo, Caxias e outras cidades da Serra e do Vale do Sinos.
A nova estrada servirá, inclusive, como rota para Porto Alegre.
Na solenidade de inauguração foram homenageados outros batalhadores pela obra, como Ademir Schneider, Leonardo Arnhold e Arnaldo Kney. Todos foram reconhecidos pelos seus esforços e aplaudidos pelos presentes. Mas os maiores aplausos foram para uma pessoa que não estava presente: a governadora Yeda Crusius. Vários oradores destacaram o fato da governadora haver colocado as finanças do estado em ordem e ainda realizar obras importantes, como a que estava sendo inaugurada.
O diretor do DAER Geová Müller foi o orador ouvido com mais ansiedade, pois se esperava dele uma definição quanto à outra obra que a região aguarda agora: o asfaltamento da ligação entre Hortêncio e o Caí. O diretor disse que está tudo pronto para que a obra seja iniciada. A licitação já foi feita, a empreiteira (Dobil) foi escolhida. Só falta, agora, a governadora assinar a ordem para o início das obras. Como isso só é feito se houver dinheiro em caixa para tocar a obra, é preciso que haja a liberação da Secretaria da Fazenda do Estado. Geová acredita que isso irá acontecer em uma semana.
As coisas andaram melhor do que ele esperava e já na segunda-feira a ordem de serviço foi assinada. Com isto se espera que a empreiteira Dobil comece o trabalho ainda nesse ano.
E, como as verbas para esta estrada já estão previstas no orçamento do governo estadual para 2011, está tudo muito bem encaminhado para que a obra se concretize rapidamente. Mas vai ser necessário que os prefeitos de Hortêncio e do Caí se unam no trabalho político para fazer as coisas andarem.
Para o povo de Hortêncio, esta obra é muito importante. Mas também os caienses têm muito interesse por ela.
Os caienses que estavam presentes na solenidade de inauguração sentiram-se felizes pelo fato de Hortêncio ganhar o seu asfalto. Mas não deixaram de sentir uma ponta de tristeza pelo fato de que, ao terem mais facilidade de se deslocar para o lado de Ivoti, os hortencienses diminuirão os seus laços com o Caí.
O prefeito caiense Darci Lauermann estava presente à solenidade e aproveitou a oportunidade para trocar idéias com o prefeito Clóvis, de Hortêncio. Os dois terão de trabalhar junto na luta pelo asfaltamento da ligação entre os seus municípios.
Se Clóvis conseguir as duas ligações asfálticas (para o Caí e Ivoti) no seu governo, estará se consagrando definitivamente. E, para Darci Lauermann, o asfaltamento da estrada, que passa pelas localidades de Chapadão e Arroio Bonito, será a maior obra realizada no seu governo.
São 13 quilômetros que precisam ser asfaltados para que o Caí e Hortêncio fiquem mais próximos e mantenham as suas tradicionais ligações de amizade. Se isso não acontecer, a tendência é de que Hortêncio se afaste e esqueça da cidade àqual foi tão ligada no passado.

Fonte: Jornal Fato Novo - São Sebastião do Caí

Postagens mais visitadas deste blog

Família Simon em São José do Hortêncio

Caverna Indígena do Arroio Bonito - São José do Hortêncio