A Beleza Sagrada dos Vitrais

O que me deixa extasiado a cada passeio pela minha cidade natal é descobrir mais sobre os tesouros que ela guarda. Hoje, em visita à paróquia São José, me deparei com um livro que conta a história dos vitrais sagrados das igrejas no sul do Brasil. Fiquei muito feliz ao descobrir que uma das mais belas imagens sagradas da nossa igreja matriz faz parte desse trabalho incrível produzido por Albert Gottfried Veit, e vim correndo compartilhar essa informação com vocês.

Vitraux da Igreja Matriz São José

Porta principal da Igreja Matriz São José


Este livro, escrito por sua bisneta Elinor Arlete Veit Somensi, revela os tesouros que guardamos em nosso país. O Ateliê Veit, que produziu vitrais entre 1920 e 1940, criou obras em mais de 83 locais no Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, Caxias do Sul e São José do Hortêncio.

Albert, um imigrante alemão, chegou ao Brasil em 1913 e abriu sua própria empresa em 1920. Hans, seu filho, continuou o legado com obras notáveis como os vitrais da Igreja Nossa Senhora da Piedade em Hamburgo Velho.

Anúncio de 1928 da Revista Excelsior, destacando um vitral da Igreja Matriz São José em São José do Hortêncio.

Elinor Arlete Veit Somensi, professora, orientadora educacional, pesquisadora e escritora.

O livro "Ateliê Veit: A Paixão pela Arte" (Editora Oikos), lançado em 2023, apresenta a história de Albert Gottfried Veit, cujos vitrais estão em igrejas e catedrais no RS e SC.

Espero que tenham gostado deste post. Quem tiver alguma informação para acrescentar, fique à vontade.

Abraços,
Jacson Hartmann


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capela do Rosário em São José do Hortêncio

Caverna Indígena do Arroio Bonito - São José do Hortêncio